Um novo jornalismo de saúde em Parkinson Hoje

10 de fevereiro, 2018
Compartilhe

Gabriel Attuy

Notícias atualizadas e confiáveis em um ambiente positivo que valoriza a troca de experiências e motiva a seguir em frente

O trabalho que fazemos no Canal Parkinson Hoje sintetiza muitos de nossos valores e nossa forma de fazer jornalismo de saúde para ajudar as pessoas a viver melhor.

Começa pela ideia de uma comunidade, que gira em torno da informação jornalística, do conhecimento médico e das experiências das pessoas, de forma complementar.

Parkinson Hoje, ou PH, como chamamos, é uma grande comunidade. Mas de 300 mil pessoas passaram por ela em seu primeiro ano. Além de falar aos parkinsonianos, o canal se dirige também aos familiares, profissionais de saúde e cuidadores.

 

Além de grande, a comunidade é também extremamente ativa e engajada. Foram mais de 40 mil informações compartilhadas em redes sociais e uma intensa troca de mensagens e de informações e experiências entre os participantes.

 

Profissionais de saúde participaram respondendo a mais de 200 dúvidas deixas pelos visitantes. Aliás, nenhuma pergunta ficou sem resposta.

 

A escolha dos conteúdos e temas abordados pelo canal é feita de forma inteligente. Os sistemas identificam, questões relevantes em discussão na internet e mapeiam áreas de interesse.

 

Os temas de maior interesse foram transformados em canais e conteúdos especiais: já foram produzidos dez vídeos e sete cartilhas que podem ser baixadas gratuitamente. Além disso, foram criadas duas “filias”, sobre temas correlatos, uma sobre técnica cirúrgicas para pacientes de Parkinson e uma outra sobre parkinsonismos.

 

O canal publicou mais de 100 informações médicas e científicas obtidas em fontes primárias, que foram traduzidas e checadas cuidadosamente, sempre com a supervisão de médicos. Algumas vezes o canal foi o primeiro veículo no Brasil a noticiá-las.

 

A preocupação de fazer a vida das pessoas melhor, e agora, revela-se em vários detalhes, como na busca por soluções práticas, para o dia-a-dia. Por isso divulgamos dicas simples, para amarrar os sapatos e fechar os botões de uma camisa. Sim, o que as pessoas fazem sem se dar conta, são grandes desafios na rotina de um paciente com Parkinson.

 

Ficamos orgulhosos de estar entre os poucos no país a obter a acreditação da ONG suíça HON (Health On The Net), que é atribuída somente aos canais médicos que observam os mais rigorosos padrões de transparência editorial.

 

Jornalismo não pode ser apenas importante para não cair na monotonia de uma bula de remédio; nem só interessante, pois então seria apenas entretenimento. Entendemos que nosso trabalho é conciliar o importante e o interessante, em conteúdos e canais atraentes, que têm o propósito de ajudar as pessoas a obter conhecimento e informações para viver melhor.

Compartilhe